quarta-feira, 28 de outubro de 2009

Tipos de aborto natural.

As organizações de saúde utilizam o termo genérico "aborto natural", de modo que talvez a informação de que existem diversos tipos diferentes de aborto pode constituir surpresa para muitas pessoas.
Ameaça - ocasionalmente uma mulher pode passar por sangramento vaginal nos meses iniciais de sua gravidez. O sangramento é normalmente leve e pode vir acompanhado de cãibras e dores nas costas. Mas o colo do útero continua fechado e, como o nome sugere, o aborto natural não acontece. A maioria das gestações prossegue com sucesso depois de uma ameaça de aborto natural.
Inevitável - esse tipo de aborto natural ocorre quando uma mulher passa por sangramento vaginal combinado a dores abdominais ou nas costas. Nesse caso, o colo do útero se dilata e algumas das membranas uterinas podem sofrer ruptura. Isso geralmente indica que o aborto já está em curso.
Incompleto - um aborto natural incompleto surge quando apenas parte da gestação está sendo abortada, deixando no ventre da mulher alguns dos produtos da concepção. Os sintomas muitas vezes incluem sangramento mais grave e fortes dores abdominais, depois que tecidos foram expelidos do ventre. A ultra-sonografia revela a presença de tecido remanescente.
Completo - um aborto natural completo envolve a expulsão de todos os produtos da concepção, entre os quais o feto e a placenta. Embora os sintomas se assemelhem aos do aborto natural incompleto, eles desaparecem rapidamente depois que o tecido é expelido. A ultra-sonografia costuma ser realizada para garantir que não restem tecidos e que o útero esteja vazio.
Despercebido - basicamente, esses casos são aqueles que a mulher nem mesmo sabe que aconteceram. Em casos como esses, o embrião morre, mas o corpo da mulher não expele os tecidos. Assim, cãibra, sangramento e dores nas costas não acontecem e os únicos sintomas são a atenuação dos sintomas de gestação, tais como náuseas, ganho de peso e sensibilidade nos seios. Esses abortos naturais em geral são descobertos em consultas regulares com o médico, quando este não consegue identificar o batimento cardíaco do feto.
Recorrente - apenas cerca de 1% das mulheres sofrem três ou mais abortos naturais no primeiro trimestre de gestação.
Séptico - um aborto natural séptico acarreta riscos de saúde e ocasionalmente morte para a mãe. Esse tipo de aborto natural acontece como resultado de um aborto natural despercebido ou incompleto. Depois que o aborto natural acontece, alguns ou todos os tecidos relacionados à gestação se infectam e conduzem a uma infecção do útero, que pode resultar em septicemia. Os sintomas desse tipo de aborto podem incluir sangramento vaginal, febres, arrepios, exaustão e um corrimento vaginal espesso e de cheiro desagradável.


Um aborto natural - gravidez que se encerra espontaneamente antes que o feto tenha condi­ção de sobreviver - pode ser um evento devastador. Cerca de 15 a 20% das gestações detectadas terminam em abortos naturais, mas quase 75% desses casos podem ser atribuídos à chamada gravidez química. Esse tipo de aborto natural ocorre pouco depois que o óvulo foi implantado no útero e pode pa­ssar despercebido porque o sangramento resultante, muitas vezes, acontece durante a menstruação da mulher e ela pode nem perceber que esteve grávida.
Os abortos naturais geralmente acontecem ao longo das 13 primeiras semanas de gestação. Embora a probabilidade geral de aborto natural seja de 15 a 20%, estudos demonstram que a partir do momento em que a função cardíaca do feto é detectada, a probabilidade de aborto natural se reduz a menos de 5% [fonte: MedicineNet (em inglês)]. Infelizmente, o índice de abortos naturais pode mudar de acordo com a condição de saúde e a idade da mãe. As mulheres entre 35 e 45 anos têm entre 20 e 35% de probabilidade de aborto natural, e as mulheres com mais de 45 anos têm probabilidade de aborto natural de 50%. Passar por um aborto natural também eleva ligeiramente as chances de novas ocorrências similares. Uma mulher com menos de 35 anos que tenha sofrido um abordo natural tem 25% de probabilidade de sofrer um segundo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário